Raça Mirandesa

Mai 13 2016

Raça Mirandesa

A Carne Mirandesa é produzida nas pastagens naturais do nordeste transmontano, numa região que se situa acima dos 500 m de altitude.

Esta região abrange 6 concelhos do Distrito de Bragança que são: Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Bragança e Macedo de Cavaleiros.

A Carne Mirandesa é produzida em pastagens naturais com uma composição florística própria. Estas pastagens têm o nome de lameiros.

Além da erva dos lameiros os animais consomem no seu dia-a-dia um conjunto muito diversificado de forragens que os criadores produzem para satisfazer as suas necessidades quando os lameiros não têm erva. Assim destacam-se pela sua importância os fenos de aveia e lameiro, as milharadas, as ferrãs e o nabal.

A Raça Mirandesa possui características genéticas próprias que associadas a um sistema de alimentação natural conferem à carne qualidades organolepticas únicas. Assim, é de realçar a excepcional tenrura e suculência aliadas a aromas e sabores que a diferenciam de qualquer outra carne de bovino.

A sua especificidade, qualidade e genuinidade foi reconhecida pela Comissão da União Europeia através da atribuição de uma Denominação de Origem Protegida (DOP) para a “Carne Mirandesa”.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.