Bragança, Portugal

São vários os restaurantes que participam no Festival Gastronómico, onde o butelo e as casulas, confecionados por mãos sábias, segundo os ensinamentos de outras gerações, são reis. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, na Praça Camões, decorre o Festival do Butelo e das Casulas, onde se vende vão expor o que de melhor se produz de butelo, casulas e fumeiro, bem como produtos da terra.


O Festival do Butelo e das Casulas faz parte do Carnaval dos Caretos de Bragança


O butelo é o exemplo acabado do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o humilde recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu inigualável sabor.


É costume comer este enchido artesanal, típico das casas de Bragança, no sábado de Carnaval, acompanhado pelas cascas de feijão secas, a que também se chamam casulas.


Trindade Coelho descreve-o como «um chourição famoso» que «Faz no fumeiro de baixo profundo, ou de figle numa filarmónica. É grotesco, mas, no Entrudo, com orelheira, até parece que se esgargalha no prato, a rir como um perdido para os que estão à mesa».

  • clock Data de inicio 2023-02-17 às 10:06
  • clock Data de fim 2023-02-21 às 19:06