A Sonorgás, empresa detentora da licença para distribuir o gás natural no concelho de Miranda do Douro, colocou a nova UAG em funcionamento no último sábado, unidade à qual está ligada uma rede de distribuição domiciliária com cerca de 12 quilómetros
A Sonorgás, do grupo Dourogás, concluiu um investimento de 2,2 milhões de euros numa unidade autónoma de gás (UAG), que permitirá levar gás natural a Miranda do Douro, servindo mais de mil habitações.
A Sonorgás, empresa detentora da licença para distribuir o gás natural no concelho de Miranda do Douro, colocou a nova UAG em funcionamento no último sábado, unidade à qual está ligada uma rede de distribuição domiciliária com cerca de 12 quilómetros de extensão, informou a Dourogás em comunicado.
"Este é mais um passo no cumprimento do nosso compromisso com o interior do país. Com este investimento e estas infraestruturas, passamos a garantir o acesso ao gás natural, proporcionando condições para gerar impactos positivos e reais na economia e no desenvolvimento regional", comentou o presidente executivo da Sonorgás, Eduardo Viana, no mesmo comunicado.
A Sonorgás é uma das distribuidoras de gás natural em Portugal, operando com receitas reguladas, determinadas pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A empresa do grupo Dourogás opera no Norte do país, servindo Chaves, Bragança, Vila Real, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Régua, Santa Marta de Penaguião, Mogadouro, Alfandega da Fé, Vinhais, Vimioso e outras localiades.
Algumas regiões do país, sobretudo as que estão mais afastadas do litoral, são servidas de gás natural a partir de UAG, unidades que estão desligadas da rede de transporte de gás (operada pela REN), mas que recebem gás liquefeito em camiões-cisterna, fazendo localmente a regaseificação antes de injetar o gás natural na rede de distribuição ao consumidor final.
Miguel Prado in Expresso