Professor catedrático da FEP, onde estudou e dá aulas há mais de três décadas, Óscar Afonso sucede a José Manuel Varejão e promete “atitude ambiciosa e inovadora” na escola que tem 3.200 alunos.
Óscar Afonso é o novo diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), na sequência de um processo de recrutamento iniciado há quase dois meses. O professor catedrático sucede a José Manuel Varejão, que atingiu o limite legal de dois mandatos depois de ter substituído João Proença em abril de 2015.
Eleito pelo Conselho de Representantes da Faculdade, Óscar Afonso chega assim à liderança de uma escola onde cumpriu todo o seu percurso académico, à qual está ligado há mais de três décadas e onde dá aulas nos três ciclos de estudos – licenciaturas, mestrados e doutoramentos.
“A minha maior expectativa é que todos se consigam identificar com as prioridades, objetivos e medidas, de modo que rememos todos para o mesmo lado rumo à excelência. A ambição é conseguir uma FEP colaborativa com o resto da Universidade do Porto e com uma atitude ambiciosa e inovadora capaz de responder permanentemente aos desafios sociais, económicos, ambientais e tecnológicos”, promete Óscar Afonso.