Os Zíngaros, uma banda originária de Trás-os-Montes, comemora 10 anos de existência com o lançamento do seu primeiro álbum, repleto de histórias que abordam a opressão, o consumismo, a futilidade, com uma “pitada de humor e muita energia”.
“O caso dos impostos exigidos pelo Movimento Cívico da Terra de Miranda à EDP, devido à venda das barragens, inspirou os Zíngaros a compor a música 'De Bô ao peito', um exemplo da vertente ‘interventiva’ que caracteriza este grupo, que em cada canção usa de alguma ironia e muito humor para contar uma história”, explica o comunicado enviado pela banda.
“Às vezes cantam sobre futilidades, mas a mensagem transmitida em palco por este grupo de música é tudo menos fútil. Criaram uma identidade musical rock com temas que podemos considerar músicas de intervenção dos tempos modernos, com mensagens contra o consumismo, o egoísmo, a opressão das regiões mais pobres pelas mais ricas, a valorização do papel da mulher e o uso indevido do estatuto profissional”, refere.
A banda surgiu por diversão há dez anos e ainda hoje encontra na diversão a sua essência.
O nome vem da gíria popular, que chama de Zíngaros os boémios. Os seis membros da banda, seis amigos, subiram ao palco pela primeira vez em 17 de abril de 2014, em Miranda do Douro. Nos primeiros dois anos, tocaram muito em bares, recriando covers de música popular portuguesa com um toque de rock. Gradualmente, foram ganhando espaço e começaram a marcar presença em eventos mais reconhecidos pelo público, como festas académicas, eventos locais, feiras e festas municipais.
O novo álbum conta com sete temas originais e três músicas populares reinventadas. 'Barnabé' e 'Saia da Carolina' são alguns dos seus sucessos. Mas há outros, como a música 'Fútil', uma sátira social a uma sociedade que valoriza a aparência em detrimento da essência, ou 'Ti Maria', uma história trágico-cómica rural, cuja personagem é a Ti Maria e o seu António.
O tema 'Barnabé', que narra a vida de um homem dividido entre quatro mundos (o mundo boémio de excessos, o mundo da responsabilidade laboral, o mundo de amores e desamores, e o mundo maternal de bons conselhos), foi escolhido como o primeiro single da banda.