A Câmara Municipal de Mogadouro aprovou por unanimidade a proposta de elevação da vila à categoria de cidade, com base nos critérios estabelecidos pela Lei nº 24/2024. Mogadouro cumpre os requisitos de população e infraestrutura, incluindo serviços hospitalares, bombeiros, e instituições educacionais de vários níveis, além de equipamentos culturais e desportivos. A proposta será debatida na Assembleia Municipal e, se aprovada, será encaminhada à Assembleia da República.
Segundo, o presidente da Câmara Municipal, António Pimentel " “A vila de Mogadouro está dotada de todas as infraestruturas e equipamentos necessários previstos na Lei, que a capacitam para receber o título de cidade".
De acordo com a Lei-quadro de atribuição de categorias a povoações, uma vila pode ser elevada à categoria de cidade se tiver mais de 9.000 eleitores, em um aglomerado populacional contínuo e com urbanização intensa. No caso de Mogadouro, os dados do Portal da Comissão Nacional de Eleições indicam que, nas últimas eleições legislativas, o município contava com 9.640 eleitores inscritos, cumprindo assim o requisito populacional necessário para a sua possível elevação à categoria de cidade.