Duas Igrejas
Situada a ocidente da sede do Concelho, é constituída pelos lugares de Duas Igrejas, Cércio, Vale de Mira e Quinta do Cordeiro. A principal povoação da freguesia, a qual lhe dá nome, dista 10 km da cidade de Miranda, e no dizer do Abade Baçal, “este povo estende-se pelas margens de uma linha de água, em longo vale abundantemente povoado de negrilhos, que lhe dão belo aspeto de alameda”.
É muito remoto o povoamento do território desta freguesia como atesta a sua rica e variada arqueologia. Desde muito cedo a povoação de Duas Igrejas começa a ser citada em documentos medievais; também muito antiga é a povoação de Cércio, freguesia há muito extinta, que aparece por várias vezes nas inquirições de D. Afonso III, no ano de 1258. Durante a Guerra dos sete anos a casa paroquial de Duas Igrejas foi a sede do quartel-general do Marquês de Sárria.
Duas Igrejas possui a sua linda igreja medieval e tudo o que personaliza a alma mirandesa. Poderá ainda apreciar-se uma curiosa gruta com vestígios de arte rupestre, com o nome de “ Abrigo da Solhapa”.