Freguesia do Concelho de Miranda do Douro, situa-se em pleno Planalto Mirandês, mesmo no alto das Arribas do Douro, integrada no Parque Natural do Douro Internacional. Abrange as aldeias de Picote e Barrocal do Douro e está limitada pelas freguesias de Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Sendim e por terras da vizinha Espanha.
O território da freguesia de Picote terá sido povoado desde épocas remotas, como testemunham os vestígios arqueológicos que abundam na região. Um povoado fortificado, proveniente da Idade do Ferro, tem marcas de uma vila que, pela sua estrutura e materiais, parece ser romana.
Na sua história salienta-se a edificação da Barragem, entre 1954 e 1958, que foi inaugurada em janeiro desse mesmo ano. A construção trouxe consigo novas pessoas e nova dinâmica à localidade, que levou a que o seu nome fosse conhecido noutras regiões. Outra razão pela qual Picote é considerado um ponto a ser descoberto reside no facto de ser uma das aldeias das terras de Miranda que mais tem defendido a preservação e utilização da Língua Mirandesa.
Anexa: Barrocal do Douro