União das freguesias de Constantim e Cicouro
Constantim dista da sede de concelho cerca de 16 km. Desde cedo, o homem escolheu esta terra para se fixar, muito provavelmente devido à existência de linhas de água que dotavam os solos de ótimas aptidões agrícolas. Provas do povoamento longínquo desta região são os vestígios de um Castro romanizado que se encontra no outeiro da capela de Nossa Senhora da Luz a nordeste do aglomerado populacional.
Há já referências da população de Constantim em 1801, altura em que tinha 325 habitantes (177 mulheres e 148 homens), distribuídos por oitenta e cinco fogos. Este número revela um universo populacional bastante significativo para a época, muito provavelmente devido às já referidas boas qualidades do solo.
Cicouro
Situa-se a uma distância de cerca de dezanove quilómetros da sua sede concelhia, com características rurais. Está limitada pelas freguesias de São Martinho, Constantim e por terras vizinhas de Espanha.
O território que compreende a atual freguesia de Cicouro terá sido habitado mesmo antes da formação da nacionalidade. Este facto, é comprovado pelos diversos vestígios arqueológicos que se encontram nesta região. Na área da própria freguesia, o destaque é dado às marcas de uma antiga Via Romana.